quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Curiosidades


Nome comum: Lobo
Nome científico: Canis lupus
Habitat: tem se desenvolvido em florestas temperadas, desertos, montanhas, tundras, taigas, campos e até mesmo em algumas áreas urbanas.


Curiosidade: É um sobrevivente da Era do Gelo originário durante o Pleistoceno Superior, cerca de 300 mil anos atrás. Eles são capazes de percorrer várias longas distâncias a cerca de 10 quilômetros por hora e são conhecidos por atingir velocidades próximas a 65 quilômetros por hora durante uma perseguição. O peso e tamanho dos lobos podem variar muito em todo o mundo, tendendo a aumentar proporcionalmente com a latitude.  A coloração da pelagem varia muito, vai de cinza a cinza-amarronzado, todos formados através do espectro de canino branco, vermelho, marrom e preto. Estas cores tendem a se misturar em muitas populações de forma que os indivíduos mais predominantemente sejam a maioria, porém não é incomum para um indivíduo ou uma população inteira de lobos serem inteiramente de uma cor (geralmente todo preto ou todo branco). Os lobos geralmente atingem a maturidade sexual após dois ou três anos, altura em que muitos deles vão ser obrigados a abandonar os seus locais de nascimento e procurarem companheiros e territórios próprios.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Eco Dicas- Consumo Consciente 1


Reduza os impactos e os desperdícios de suas festas
A Wedding Report, uma empresa de pesquisas sobre casamentos nos EUA, apontou que a indústria do casamento movimentou 60 bilhões de dólares em 2008, cada cerimônia custa em média US$ 22 mil. As despesas abrangem uma gama de bens e serviços – convites, presentes, refeições, produtos de papel, flores, anéis, viagens dos hóspedes, vestuário. Cada cerimônia provoca um impacto ambiental extraordinário, com enorme consumo de água, energia e recursos naturais. Só os convidados que viajam para o evento já aumentam a emissão de CO2. Se forem de avião, pior ainda.

Evite excessos no consumo
Segundo dados do “Estado do Mundo – 2010”, só os americanos, com 5% da população mundial, abocanham uma fatia de 32% do consumo global. Se todos vivessem como os americanos, o planeta só comportaria uma população de 1,4 bilhão de pessoas. Nossas classes A e B+ têm padrão de consumo semelhante.

Escolha fornecedores responsáveis também em seu lazer e suas festas
O setor de serviços de entretenimento, lazer e eventos registra muita informalidade e relações precárias de trabalho.

Só um exemplo: você já notou que há poucas grávidas trabalhando em festas e eventos?  Da recepção à limpeza?... Muitas empresas mantêm as pessoas que prestam serviços em festas, apesar da regularidade quase diária, com contratos precários, bicos ou free lancers. Como não há relações trabalhistas formais, a pessoa quando doente não recebe e, se ficar grávida, é demitida, o que é contra a lei.

Portanto prefira, bufês, clubes, serviços em geral que pratiquem de verdade a Responsabilidade Social, que muitas vezes alegam em suas propagandas. Ter responsabilidade social é respeitar as leis trabalhistas.

Não compre produtos piratas ou contrabandeados
Pagar menos por produtos piratas ou contrabandeados não compensa: você estará contribuindo com o crime organizado e com o consequente aumento da violência no seu bairro, na sua cidade, no seu país.

Dispense os pacotes para presente
No Natal, aniversário, Dia das Mães e outras comemorações sugira aos convidados que os presentes podem vir sem embrulhos enfeitados, que gastam um monte de papel, fita, laço e plástico. Pacotes de presente devem desaparecer na transição para a sociedade sustentável, comece a mudança na sua festa. Inicialmente pode até parecer estranho, mas será um bom exemplo. Quem sabe seus parentes e amigos não começam a fazer igual?

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Vídeo- The Animals Save The Planet

Produzido pelo Canal Animal Planet, a série de vídeos apela para que se preserve o planeta evitando certas práticas. Esses vídeos educativos são para assistir, rir e aprender...

Mobilidade alternativa, menos poluição


O foco deste episódio é a busca por mobilidade alternativa, que não emita gases poluentes.

Quando nos divertimos tudo parece mais fácil!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Fique por Dentro! \(*-*)/

Finning (pesca ilegal para obtenção exclusiva das nadadeiras dos tubarões). 

Milhões de tubarões são mortos todo ano para abastecer o lucrativo comércio mundial de nadadeiras de tubarão, do qual o Brasil e outros países participam.

As espécies de tubarões estão ameaçadas de extinção as populações de muitas espécies declinaram nos últimos anos.
Os pescadores capturam o tubarão, cortam fora suas nadadeiras e atiram o corpo de volta ao mar. A crueldade aumenta de proporção pelo fato de que o animal, muitas vezes, ainda está vivo, mas condenado a agonizar até morrer ou ser comido por outros peixes. 


De volta ao mar muitas vezes vivo o animal afunda para morrer sangrando ou para apodrecer no leito do mar. A pesca ilegal para obtenção exclusiva das nadadeiras dos tubarões, uma das mais cruéis perseguições realizadas pelo ser humano. As nadadeiras abastecem o mercado  chinês para produção de sopa de barbatana de tubarão, tradicional prato da culinária chinesa considerado afrodisíaco. Mais uma dentre as inúmeras aberrações predatórias e criminosas que vemos ao redor do mundo, especialmente no Oriente.

O finning é uma ação predatória insustentável e está ameaçando seriamente a sobrevivência das populações de tubarões.
As espécies de tubarões em nosso litoral já estão ameaçadas de extinção. A barbatana de tubarão tem alto valor no mercado internacional dependendo da espécie, a barbatana de tubarão é usada, geralmente, na preparação de sopas e medicamentos em países asiáticos. Se nada for feito, dezenas de espécies serão extintas.


A sociedade precisa entender que os tubarões exercem um papel crucial na manutenção da saúde e do equilíbrio da vida nos mares. Sem eles teremos um ambiente doente e frágil e os decorrentes desequilíbrios nos ecossistemas marinhos serão imprevisíveis e catastróficos para o meio ambiente.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Curiosidades

Nome comum: Gato
Nome científico: Felis silvestris catus
Habitat: é um animal popular, e é encontrado como animal de estimação em muitas casas pelo mundo!


Curiosidade: Os gatos domésticos atuais são uma adaptação evolutiva dos gatos selvagens. Cruzamentos entre diferentes espécies os tornaram menores e menos agressivos aos humanos. Os gatos foram domesticados primeiramente no Oriente Médio nas primeiras vilas agriculturais do Crescente Fértil. Os sinais mais antigos de associação entre homens e gatos datam de 9 500 anos atrás e foram encontrados na ilha de Chipre. O método de conservação de energia dos gatos compreende dormir acima da média da maioria dos animais, sobretudo à medida que envelhecem. A duração do período de sono varia entre 12–16 horas, sendo de 13–14 horas o valor médio. Alguns espécies, contudo, podem chegar a dormir 20 horas num período de 24 horas. Atualmente, os gatos são animais bastante populares, servindo ao homem como um bom animal de companhia, e ainda continuam sendo utilizados por agricultores e navegadores de diversos países como um meio barato de se controlar a população de determinados roedores. Ocupando o topo da cadeia alimentar, é um predador natural de diversos animais, como roedores, pássaros, lagartixas e alguns insetos.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Eco Dicas- Cadeias Produtivas


Evite desperdício de cimento na sua obra
Um saco de 50 kg de cimento emite 33 kg de CO2 na fabricação. Lembre de que a economia de apenas 3 sacos evita 100 kg de CO2 na atmosfera.

Para cada churrasco plante uma árvore

Para produzir apenas um quilo de carne são emitidos 3,7 kg de CO2. Num churrasco para cem pessoas, em que se consome, em média, 50kg de carne, serão emitidos, só na produção da carne, 185 quilos de CO2. A quantidade é o equivalente ao que uma árvore da Mata Atlântica sequestra durante seu crescimento em 37 anos. Sem contar o impacto de transporte, carvão, bebidas, pratos, copos, talheres e o todo o lixo produzido no final.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Vídeo- The Animals Save The Planet

Produzido pelo Canal Animal Planet, a série de vídeos apela para que se preserve o planeta evitando certas práticas. Esses vídeos educativos são para assistir, rir e aprender...

Os animais dizem não às sacolinhas


O foco deste episódio é a busca de alternativas para que as sacolas plásticas sejam eliminadas.

Quando nos divertimos tudo parece mais fácil!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Porcentual de alunos com aprendizado adequado à série por cidade



No Brasil os dados de 2009 apresentados pelo Movimento Todos Pela Educação na semana passada são medidos pela Prova Brasil, aplicada a estudantes pelo Ministério da Educação (MEC) a cada dois anos. No Brasil, só 14,7% dos alunos do 9º ano sabem o esperado em matemática e 26,2% para português. No 5º ano, são 32,5% e 34,2%, respectivamente. Em nenhuma capital brasileira metade dos alunos alcançou o mínimo esperado para a série que cursava em 2009. Belo Horizonte, em Minas Gerais, foi a que teve melhor resultado entre as crianças do 5º ano, com 49% tanto em língua portuguesa como em matemática. No 9º ano, Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, ficou na frente com míseros 18,9% em matemática e 38% em língua portuguesa. Macapá tem os piores resultados entre as capitais com o ponto mais baixo em matemática para o 9º ano, com só 3,6% dos estudantes sabendo o mínimo.

Em Sergipe, as cidades que obtiveram uma melhor colocação no Ranking Nacional e que se destacaram foram: Telha, Neópolis, Carmópolis e Santa Luzia do Itanhy. (Veja as imagens do ranking abaixo)

O Município de Nossa Senhora das Dores tem muito o que melhorar, pois a sua melhor colocação foi 4144° no 9°Ano na disciplina de Português, no 9° ano na disciplina de Matemática foi 4789°, já no 5° ano de português e matemática as colocações foram 4532° e 4574° respectivamente.

Veja a colocação da sua cidade CLIQUE AQUI.

O Movimento Todos Pela Educação apresenta a evolução brasileira na educação rumo a cinco metas estabelecidas pela ONG, desde 2006:
1) Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola;
2) Toda criança plenamente alfabetizada ate os 8 anos;
3) Todo aluno com aprendizado adequado a sua serie;
4) Todo jovem com Ensino Médio concluído ate os 19 anos e;
5) Investimento em Educação ampliado e bem gerido.



Clique nas imagens para ampliar





quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Curiosidades


Nome comum: Gavião
Nome científico: Elanoides forficatus
Habitat: têm uma distribuição bastante vasta, que inclui todos os continentes com exceção da Antártica.


Curiosidade: São aves geralmente identificadas pelo tamanho de médio a pequeno, em relação a outras aves de rapina, e dotadas de asas curtas, adaptadas à predação em espaços fechados. O ninho é construído de ramos, em árvores, frequentemente só pela fêmea, forrado com raminhos delgados. Alimentam-se com pardais, estorninhos e outros pássaros, ocasionalmente toupeiras e ratos e insetos, o gavião ataca de surpresa voando rapidamente para o bosque e de repente, levanta voo para cair em pico sobre a vítima, se não tem êxito raramente tenta outro ataque, as principais vitimas do gavião macho são os pássaros pequenos, mas a fêmea, de maior tamanho, chega a matar aves tão grandes como uma pomba, o macho caça só, enquanto a fêmea está incubando, pondo-se num dos seus despenhadeiros com sua presa e reclamando com o seu companheiro para alimentá-la.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Desmatamento na Mata Atlântica, Pampa e Pantanal registra queda

Dados do governo mostram que média anual dos biomas caiu consideravelmente em 2009, em relação ao período entre 2002 e 2008

 O Ministério do Meio Ambiente informou que a média anual do desmatamento na Mata Atlântica, no Pampa e no Pantanal caiu em 2009, em relação a período compreendido entre 2002 e 2008.

"A dinâmica da destruição está diminuindo", afirmou a ministra Izabella Teixeira. Segundo o secretário de Florestas, Braulio Ferreira, há várias causas para a queda. "Houve ganhos de produtividade na agropecuária, o que diminuí a demanda por terras novas. O preço das commodities agrícolas quando abaixa, também diminui a pressão por desmatamento", explicou.

 A Mata Atlântica foi o bioma que menos desmatou em 2009, num total 248 de quilômetros quadrados, ante a média anual anterior que foi o dobro, cerca de 496 quilômetros quadrados, do total de 1,1 milhão de quilômetros quadrados.

No caso do Pantanal foram desmatados 188 quilômetros quadrados em 2009, bem abaixo da média anual dos seis anos anteriores, que correspondeu a 711 quilômetros.

O Pantanal tem área total de 151,3 mil quilômetros quadrados de área total. No Pampa, localizado na região sul do país com 177,7 mil quilômetros quadrados, o desmatamento foi equivalente a 331 quilômetros em 2009, abaixo do que ocorreu entre 2002 e 2008, que foi de 335 quilômetros quadrados, segundo a pesquisa.

Fonte: Valor Online 

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Eco Dicas- Alimentos


Faça a tradicional listinha antes das compras
Em média, um terço do que compramos em alimentos vai direto para o lixo, porque compramos a mais e estraga. Em um ano, cada família média brasileira acumula um desperdício de 255,5 kg de comida no lixo. Se poupasse o valor jogado fora, a mesma família acumularia quase R$ 1 milhão ao longo da vida.

Não escolha alimentos apenas pela aparência
Prefira legumes com um pouco de terra: duram mais. E devem ser lavados só na hora de comer.

Mesa farta, mas consciente
Compre apenas a quantidade de alimentos e bebidas que você estima que realmente será consumida, assim evita o desperdício. Prefira produtos cultivados na sua região, reduzindo assim o custo de transporte e o desperdício.

Varie o cardápio e ajude a reduzir a emissão do gás carbônico
Varie bastante seu cardápio diário de frutas, verduras e legumes. Além de ser mais saudável, segundo o Relatório Estado do Mundo 2011, cria mercados e, portanto, incentiva uma produção mais diversificada na agricultura, o que gera mais renda para o homem do campo, melhora a qualidade do solo e reduz as emissões de gás carbônico.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Vídeo- The Animals Save The Planet

Produzido pelo Canal Animal Planet, a série de vídeos apela para que se preserve o planeta evitando certas práticas. Esses vídeos educativos são para assistir, rir e aprender...

As vacas e a poluição


O foco deste episódio é a emissão de metano por meio de bovinos. A redução no consumo de carne é a alternativa para a diminuição deste gás nocivo.

Quando nos divertimos tudo parece mais fácil!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Fique por Dentro! \(*-*)/

Tubarão-baleia de 6 toneladas é encontrado morto no mar da Arábia

Pescadores precisaram de guindastes para remover a carcaça do animal

Pescadores paquistaneses usam guindastes para retirar a carcaça de um tubarão-baleia no porto de Karachi. O animal, que pesava seis toneladas e media 12 metros, foi encontrado morto no mar da Arábia, perto da cidade de Karachi. A remoção do corpo do animal foi acompanhada por um aglomerado de pessoas.
 
Vi essa publicação no portal IG e achei muito interessante e diferente... existem tantos animais no nosso planeta, animais grandiosos, e a gente não sabe nem que eles existem, quantos animais que existem e que a gente nunca viu??? Até mesmo os profissionais da área sempre descobrem novas espécies, interessante não acha? Você reparou o tamanho da boca do animal??? Enorrrrrmeee...Aliás ele é ENORME...

O tubarão-baleia é o maior peixe encontrado nos oceanos, podendo medir até 15 metros e pesar 40 toneladas. Eles chegam a viver até 100 anos.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Curiosidades

Nome comum: Guaxinim
Nome científico: Procyon lotor
Habitat: O habitat preferido do guaxinim são florestas próximas à água e pântanos. Durante o dia, ele dorme em árvores ocas, buracos em pedras ou no chão. É muito adaptável e hoje é encontrado também em áreas urbanas.


Curiosidade: Estes animais noturnos caçam pássaros, ratos, insetos, peixes pequenos, lesmas, camarões de água doce e rãs. Sua dieta também inclui ovos, nozes, cereais e frutas. São omnívoros. Dorme o dia todo e sai à noite para procurar comida. Ele persegue sua presa em águas rasas ou no chão, arranhando, virando e examinando de perto assim que a vítima é capturada. No entanto, ele só a consome se o cheiro for aprovado por seu apurado faro. Em áreas frias, passam o inverno em tocas e buracos nas árvores. Apesar de dormirem profundamente, eles não hibernam, saindo de seu esconderijo assim que o tempo esquenta um pouco. As manchas pretas em suas “bochechas”, que se estendem entre os olhos e através da testa em uma listra vertical, também são típicas. Estes podem até se reconhecer durante a noite por meio dessa “máscara” facial. Eles podem medir entre 45 e 70 centímetros.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Eco Dicas- Água


Tome banhos mais rápidos
O problema não é o tempo de banho, mas se ensaboar com o chuveiro ligado. Se metade das famílias de uma cidade de 100 mil habitantes reduzisse o tempo de chuveiro aberto de 10 para 5 minutos no banho diário, economizaria água para abastecer toda a cidade por quase dois meses. Em ainda pagaria uma conta mais barata.

Escove os dentes de torneira fechada
Se a população do Recife, cerca de 1,4 milhão de pessoas,  aderisse à ideia, a água poupada em oito dias daria para abastecer um dia inteiro a cidade de Florianópolis, com cerca de 404 mil pessoas.

Não deixe torneiras pingando
O pinga-pinga da torneira em um ano significa, pelo menos, mais de 16 mil litros de água desperdiçados. Lembre-se de que você paga isso na sua conta de água.

Elimine vazamentos de água
O pinga-pinga de um furo de 2 mm em um cano desperdiça, por mês, o equivalente a quase dez caminhões-pipa cheios de água!!!!!!. Elimine os vazamentos, acabe com o desperdício de água e ainda economize na conta no fim do mês.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...