segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Feliz Ano Novo! Feliz 2013!

De repente, não importa a nação, não importa a língua, não importa a cor, não importa a origem, porque todos são humanos e Descendentes de um só Pai, os homens lembram-se apenas de um só verbo: amar. De repente, sem mágoa, sem rancor, sem ódio, os homens cantam uma só canção, um só hino, o hino da liberdade. De repente, os homens esquecem o passado, lembram-se do futuro venturoso, de como é bom viver. De repente, os homens lembram-se da maior dádiva que têm: a vida. De repente, tudo se transforma e chega o ano radiante de esperança, porque só o homem pode alterar os rumos da vida.
De repente, o grito de alegria, pelo novo ano que aparece.  FELIZ ANO NOVO! 


A cada dia de nossa vida, aprendemos com nossos erros ou nossas vitórias, o importante é saber que todos os dias vivemos algo novo. Que o novo ano que se inicia, possamos viver intensamente cada momento com muita paz e esperança, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus. 

Desejamos um excelente 2013 com muita saúde, paz, amor e respeito...
Feliz Ano Novo, Feliz 2013!!

domingo, 23 de dezembro de 2012

Natal Ecológico Lógico

O Natal chegou. É tempo de transmitir carinho à família e aos amigos e trocar votos de paz, alegria e amor. Nessa época, também se trocam muitos presentes. Embora a prática seja símbolo de generosidade, somos tentados a comprar uma quantidade exagerada de mimos – que às vezes nem representam nossos verdadeiros sentimentos – e acabamos, assim, engolidos pelo consumismo.

Com isso, o meio ambiente sofre sérias conseqüências. O aquecimento do comércio no fim de ano leva ao aumento da produção, que por sua vez leva ao aumento da exploração dos recursos naturais. Outro problema é o acúmulo de lixo produzido no período – só no Reino Unido, por exemplo, são geradas três milhões de toneladas de resíduos nos três dias das festividades natalinas.

Por outro lado, seguindo algumas dicas simples, podemos tornar nossa conduta mais sustentável e até mesmo recuperar alguns dos verdadeiros significados dessa data – afinal, a confraternização e a presença dos entes queridos são os melhores presentes!

Confira abaixo nossa seleção de sugestões para um Natal mais verde, abrangendo também a decoração natalina e a preparação para a ceia. O Blog Ecológico Lógico deseja a todos um Feliz e Verde Natal!

Presentes:




  • Use a imaginação e dê presentes alternativos, reciclados, produzidos artesanalmente, de pouco impacto ambiental, e feitos para durar.




  • Escolha presentes que sejam mais simbólicos do que materiais: um texto escrito por você ou do qual você gosta; uma canção que marcou sua vida neste ano que se encerra; uma entrada para visitar uma exposição em um museu; um roteiro de visita ao que você gosta na cidade.




  • Reflita bem antes de comprar e avalie se o presente é realmente do gosto de quem você está presenteando; o presente terá um significado especial para a pessoa presenteada, que vai reconhecer que o presente não é um “genérico”, mas voltado a ela em um gesto de real amizade e carinho.




  • Desembrulhe seus presentes com cuidado e reutilize o papel em outro presente. Com isso, você estará reduzindo a geração de resíduo, evitando o desperdício de matéria-prima e economizando dinheiro.


  • Decoração:



  • Procure comprar decorações que possam ser reutilizadas em anos consecutivos. Hoje em dia é possível achar lindos ornamentos feitos de sementes e materiais reciclados. Mas, se o reuso não for possível, leve tudo separadamente para reciclagem. 

  • Se possível, plante a sua árvore de Natal, ao invés de adquirir uma artificial. Além de contribuir com o seqüestro de carbono, você poderá reutilizá-la no ano seguinte. Os modelos industriais podem liberar toxinas no ambiente.

    Ceia:




  • Compre só o necessário para a ceia de Natal de final de ano e evite o consumo exagerado de alimentos e bebidas; sempre que possível, escolha alimentos orgânicos e de produção local.




  • Dê preferência a alimentos orgânicos na hora do preparo, pois são mais saborosos, nutritivos e saudáveis por não conterem agrotóxicos.


  • Comemoração:



  • Passe algumas das horas que você gastaria nas compras visitando as pessoas queridas, a quem você viu pouco durante o ano.

  • quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

    (((Artesanato com palitos de picolé)))

    Hoje, Vamos aprender a fazer mais uma peça com palitos de picolé, simples de fazer e com um passo-a-passo bem explicativo, você cria a peça facilmente e no final o resultado é incrivel, seja criativo e dê o seu toque pessoal na peça... 

    Veja também outras peças que já publicamos aqui no blog: Aprenda como fazer um Vaso Reto nesse link-> *Artesanato com palitos de picolé*, e aprenda a fazer um messageiro dos ventos nesse-> Artesanato com palitos de picolé.

    Fruteira


    Materiais:
    - 226 Palitos de picolé
    - Cola branca
    - Estilete

    1- Primeiro vamos fazer a base. Junte 4 palitos, formando um quadradado, mas o quadrado tem que ficar perfeito.


    2- Depois pegue mais quatro palitos e cole em cima do quadrado, de forma que os palitos de cima também formem um quadrado.
    3- Agora cole mais 4 palitos, na mesma posição dos palitos da primeira camada, só que esses palitos, da terceira camada, devem ficar com apenas a metade deles em cima dos palitos da primeira camada, de forma que o quadrado da terceira camada fique maior que o da primeira. 


    4- Continue colando mais palitos, mas sempre com os palitos de cima estando com apenas a metade deles em cima do palitos de baixo.



    5- Após você ter colado 8 camadas de palitos, ou seja, 4 camadas em uma posição e 4 camadas em outra posição, a sua base está quase terminada, não precisando mais colar nenhuma camada.

      

    6- Depois que secar toda a cola, vire a base.

      

    7- É necessário tampar o buraco que ficou no meio da base, e para isso, você pode cortar alguns palitos com estilete e ir colando, até tampar o buraco, foi assim que fiz. Ou você pode simplismente colar os palitos em cima da primeira camada, de forma que tampe o bucaco, não precisando cortar os palitos, aconselho que você cole duas camadas de palitos, independente se você cortar ou não os palitos, isso vai fazer com que esse fundo da fruteire fique mais resistente. OBS: Caso você escolha colar os palitos sem cortar, a fruteira possivelmente não fique com um bom acabamento.
      

    8- Depois de ter feito o fundo e a base da fruteira, é hora de subir as paredes da fruteira, e para isso você precisa fazer do mesmo jeito que fez na base, colando os palitos e deixando apenas a metade dos palitos em cima dos palitos de baixo.
      

    9- Continue colando mais palitos, apenas ter cuidado para não deixar os palitos ficarem tortos.
      

    10- Essa primeira parte da fruteira terá terminada, quando você tiver colado 14 camadas, não contando as camadas da base. É importante que as camadas tenham sido coladas de forma sempre igual, com os palitos estando apenas com a metade em cima do palito de baixo.

      

    11- Depois que as 14 camadas estiverem coladas, é hora de colar mais palitos, mas agora não sendo mais o palito com a sua metade em cima do palito de baixo, cole umas 8 camadas (4 em uma posição e 4 em outra posição), com os palitos de cima ficando com o espaço cada vez menor em relação ao palito de baixo, ou seja, os palitos ficando cada vez mais em cima do palito de baixo.

      

    12- Depois que tiver colado as 8 camadas (4 em uma posição e 4 em outra posição), cole mais 12 camadas (6 em uma posição e 6 em outra posição), só que agora os palitos de cima têm que ficar exatamente em cima dos palitos de baixo, formando uma parede reta.


      

    13- Após ter feito todos os passos anteriores, é hora de fazer a borda da fruteira. Então cole 8 camadas de palitos (4 em uma posição e 4 em outra posição), só que, as primeiras camadas devem está um pouco para fora, em relação aos palitos de baixo, e nas outras camadas ir colando mais para fora, em relação aos palitos de baixo. Pronto, sua fruteira está finalizada.

      

    OBS: É importante você esperar uns cinco minutos a cada vez que você usar a cola, porque se você colar uma camada e logo em seguida colar outra camada, você vai ter bastante dificuldade e os palitos vão ficar tortos. Podendo demorar dias para a sua fruteira ficar pronta.


    segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

    A insustentável certeza do ser .


    Há muitos anos consultores, líderes, comunicadores batem incessantemente na mesma tecla dizendo “a única coisa que temos certeza é que a mudança faz parte de nosso dia a dia”. Alguns vão mais além, pregando e repetindo como um mantra a máxima: não perca tempo resistindo às mudanças, faça parte ativa deste processo buscando na mudança oportunidades, entre neste movimento.
    Chego a conclusão ao analisar a questão da sustentabilidade que sofremos de miopia aguda por muitos anos.
    Muito além da análise de nossas estruturas empresariais, do nosso jeito de fazer negócios, da maneira como construímos carreiras ou lidamos com as questões culturais e sociais de nossa civilização, estão as mudanças do nosso planeta.
    Vamos aos fatos, há 300 milhões de anos o continente americano iniciou seu afastamento do continente africano, a última era glacial se iniciou a mais de 12 mil anos e o degelo produziu ondas catastróficas que mudaram vastas áreas da Terra, transformando áreas costeiras habitadas em cidades submersas; o degelo é contínuo e avança dia a dia.

    Soma-se a isto, os danos que nossa civilização tem causado ao meio ambiente acelerando alguns destes processos. Eliminar estes fatores externos sem dúvida nos daria mais tempo para reagir e administrar as crises que mais ou menos hora, baterão à nossa porta.
    Temos vivido, inundações, furacões, terremotos… no Haiti, no Chile. Vulcões dão sinais de seu poderio como aquele que derrete geleiras ao sul da Islândia.
    Pergunto: será que ao invés de resistirmos a estas mudanças não deveríamos assumir que elas são parte de nossas vidas, porque são naturais, e assim organizar nossa sociedade para conviver com as mudanças do ambiente de nosso planeta?
    Tenho acompanhado algumas destas iniciativas, obras fantásticas da engenharia. Edifícios resistentes ao vento e a tremores na costa leste dos Estados Unidos, casas flutuantes na Holanda, barragens e cinturões que estão sendo estudados para proteger patrimônios históricos como aqueles em Veneza na Itália e outras mais.

    Concentrar nossa capacidade em desenvolver tecnologias que visem a preservação do homem em situações extremas me parece hoje atitude fundamental para a sobrevivência da humanidade. Sonho com soluções para a vida em mundos submersos ou flutuantes, no calor ou no frio extremo, aqui em solo ou no espaço aéreo, acredito no homem e na sua habilidade para adaptar-se ao novo, para criar alternativas.
    Ouso dizer que precisaremos rever nossos conceitos de propriedade, da terra, porque ela está em constante movimento, sendo invadida pelas águas ou engolida pelas fendas nos terremotos. Como será no futuro nossa relação de propriedade se vivermos no espaço? Será que teremos uma certidão de nosso pedaço de céu?
    Enfim, a única coisa da qual temos certeza é que desde que o mundo é mundo, ele está em constante mudança e isto não podemos mudar… já diziam nossos consultores.

    Por Flavia Goldenberg

    sábado, 1 de dezembro de 2012

    Para uma Copa do Mundo sustentável, um eco estádio brasileiro! .

    
    Com a proximidade da Copa do Mundo de 2014, uma grande preocupação toma conta dos organizadores. O Brasil como sede, se comprometeu com a FIFA, em organizar o evento da forma mais sustentável possível, com construção de estádios inteligentes, modernização e ampliação de aeroportos e das vias de acesso aos estádios. Mas segundo estudos, o impacto ambiental somente durante as obras de preparação serão enormes. Aproximadamente 11,1 milhões de toneladas de gás carbônico serão emitidos e o consumo de energia elétrica se aproximará ao de uma cidade de 180 mil habitantes, ao longo de um ano, aumentando muito a pegada de carbono, que é a medida do impacto das atividades humanas sobre as emissões de gases do efeito estufa.
    O Grupo paranaense JMalucelli, proprietário do JMalucelli Futebol S/A,  preocupado com todos esses problemas ambientais, inovou ao construir seu novo estádio na cidade de Curitiba.
    Tornou-se famoso por ser o primeiro “estádio ecológico” do Brasil, pois sua arquibancada foi construída com cadeiras colocada em cima de um morro, sem a utilização de concreto. Por isso, o estádio também é denominado Eco-Estádio Janguito Malucelli.

    Antigo CT do clube, o novo estádio situado em frente do Parque Barigüi foi totalmente remodelado, e uma das atrações do novo espaço – a arquibancada, que foi aproveitada em cima do morro localizado no local. Além da grama plantada em todos os degraus, foram colocadas cadeiras/assentos em toda a extensão, fora o assento continua a grama. Vale lembrar que é um tipo de arquibancada inédita com a ideia da grama que segurou por algum tempo o molde dos degraus, agora arquibancada ecológica, assim como foi batizado o novo espaço, o Eco-Estádio Janguito Malucelli.


    1º Eco estádio do Brasil


    Futebol e ecologia nunca caminharam lado a lado. A construção de modernos estádios é uma das maiores provas disso: além de gastar milhões, os dirigentes não se preocupam com a agressão à natureza provocada pelas edificações.
    JMalucelli Futebol resolveu adequar simplicidade e consciência ecológica na construção do estádio Janguito Malucelli, chamado de Eco estádio, concebido para causar o menor impacto ambiental possível. Tudo é ecologicamente correto: a arquibancada é escavada na terra, a madeira veio de área de reflorestamento e o ferro, de dormentes de ferrovia desativada.
    Apesar de ambientalmente correto, o eco estádio sofre com a falta de segurança da região. No começo de 2012 um torcedor do clube Atlético Paranaense morreu atropelado justamente no jogo que marcou o recorde de público do estádio.
    A casa do “Jotinha”, como é conhecido fica ao lado de um dos principais cartões postais da cidade, o Parque Barigui. Mas as quase 50 mil pessoas que o visitam aos domingos praticamente não percebem que ali há um estádio de futebol, pois a idéia é manter a harmonia com os quase dois milhões de metros quadrados de área verde da região.

    Fonte: JMalucelli Futebol S/A
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...