quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Tenha Atitude e Vote Consciente!

ATITUDE é lutar por
1. Pela ISENÇÃO DE IMPOSTO MUNICIPAL para COMERCIALIZAÇÃO DE BICICLETA e outros meios não poluentes de transporte, estimulando à sociedade, dentro de um grande projeto de mobilidade urbana, a se utilizar cada vez de meios de transportes não poluentes.
2. Pela aprovação e execução de um Projeto de Lei que regulamente o Sistema Cicloviário de Aracaju e promova total integração desse sistema:
3. Pela criação de um órgão gestor de planejamento, execução e manutenção cicloviária e atendimento especial aos ciclistas.
4. Por uma rede viária para o transporte por bicicletas, formada por ciclovias, faixas compartilhadas e ciclofaixas.

 5. Pela implantação de estacionamento de bicicletas nos terminais de ônibus, bem como prédios, vias e logradouros públicos.
6. Pela inclusão de ônibus adaptados ao acomodamento de bicicletas, garantindo aos ciclistas o direito de escolher de transporte quando de posse de suas bikes.
7. Por campanhas permanentes de Educação no trânsito capazes de promover padrões de comportamento seguro e responsáveis dos ciclistas e condutores de veículos motorizados.
8. Pelo cumprimento dos níveis permitidos por lei de emissão de gases por parte do sistema de transporte coletivo.
9. POR UM PLANO DIRETOR DE ARBORIZAÇÃO DE ARACAJU!


segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Campanha Eleitoral Ecológica

Ecologico Logico apoia o candidato a vereador da cidade de Aracaju Alex Nascimento (Professor, Radialista, jornalista, militante em campanhas importantes que envolvem o meio ambiente), com projetos que visam a sustentabilidade e o meio ambiente, fazendo uma campanha sem carro de som, sem bicicleta de som, sem uso desnecessário de material e com panfleto feito com papel reciclado, mesmo assim, para cada 5 mil distribuídos, serão plantadas 50 árvores.


(((Clique nas imagens para ampliar)))

ATITUDE É LUTAR PELOS NOSSOS DIREITOS!

Vídeo - Meio Ambiente: Educação e Consciência Ambiental


sábado, 22 de setembro de 2012

Dia Mundial Sem Carro

Hoje é o dia Mundial Sem Carro

Um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes. Trata-se de um manifesto/reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis - entre os quais se destaca a bicicleta.



Além da importância da preservação ambiental, este meio de transporte também previne doenças cardíacas, melhorando o condicionamento físico e atuando na redução do stress no trânsito. Vamos aumentar a malha de ciclovias da nossa cidade. Participe dessa ATITUDE!

Devemos ter mais dias como esse durante o ano!! Com mais ciclovias é possível!
No dia 07 de outubro vote para Vereador Alex Nascimento.

Ecologico Logico apoia o candidato a vereador da cidade de Aracaju Alex Nascimento (Professor, Radialista, jornalista, militante em campanhas importantes que envolvem o meio ambiente), com projetos que visam a sustentabilidade e o meio ambiente, fazendo uma campanha sem carro de som, sem bicicleta de som, sem uso desnecessário de material e com panfleto feito com papel reciclado, mesmo assim, para cada 5 mil distribuídos, serão plantadas 50 árvores.  Atitude é isso!

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Dia da Árvore


Hoje é o dia da árvore!!!

A data foi instituída no Brasil no dia 24 de Fevereiro de 1965, tendo como fator principal para essa escolha, a proximidade com o início da Primavera no Hemisfério Sul.


Poucas pessoas refletem ou sequer sabem a importância que as árvores têm em nossas vidas.
No Brasil, cerca de 11 espécies de palmeiras correm sério risco de extinção, e duas já podem ser consideradas extintas. Uma delas, a Trithrinax schyzophylla, ainda pode ser encontrada na natureza em território paraguaio. Já a Butia leptospatha, pequena palmeira acaule de menos de 30 cm de altura, descrita em 1936 próximo à região de Itamaraju – MS; de ocorrência exclusiva nas pequenas manchas de cerrado da região situadas sobre solos muito férteis e de topografia plana, nunca mais foi encontrada porque a vegetação natural foi totalmente destruída pelas atividades agrícolas implantadas na região após esta época.
Além dessas palmeiras, muitas outras espécies de árvores correm sérios riscos de desaparecem. O comércio de madeira ilegal e agropecuária são dois dos principais fatores causadores de desmatamentos. A ideia do desenvolvimento sustentável deve ser levada a todos, assim como o conhecimento dos benefícios que as árvores oferecem ao planeta.
Em àreas com cobertura florestal, a infiltração de água é maior, otimizando o ciclo da água. Além disso as árvores propiciam um clima mais ameno, diminuem a reflexão da radiação solar, têm importante papel no regime dos ventos, captam partículas e gases presentes na atmosfera, conservam a biodiversidade, contribuem com a estética em ambientes construídos, além da contribuição para a saúde física e mental das pessoas.
É chegada a hora do homem começar a enxergar as árvores como seres vivos, os mais antigos do planeta, e respeitá-las, preservando-as acima de tudo. A conscientização e educação ambiental são fundamentais nesse processo. Divulguem essa data e a importância desses SERES VIVOS em nossas vidas.
Fique por dentro:


No Facebook do nosso amigo e candidato a vereador da cidade de Aracaju Alex Nascimento com o número 13200 e com o slogan: ATITUDE É ISSO, a Arborização urbana diz respeito aos elementos vegetais de porte arbóreo, dentro da cidade. Nesse enfoque, as árvores plantadas em calçadas, fazem parte da arborização urbana, assim como parques e praças sem caracterizar Áreas de Preservação Permanente (APP) e podem ser subdivididas em áreas verdes de uso público (lazer) e particular

Plante uma árvore e preserve a natureza!

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Eu Quero Preservar Nosso Oceano

Eu quero preservar nosso oceano os peixes... que alimentam e empregam nossas famílias. Os organismos do fundo do mar... de onde tiramos a cura para várias doenças. Os recifes de coral e mangues... que nos protegem de tsunamis. Nós dependemos do oceano. Assim como ele nos ajuda, nós também temos que ajudá-lo.
Eu quero um futuro verde e azul. E você?


 
  
#Euqueropreservarnossooceano 

Realização: UNESCO

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Incrível Luminária feita com Reutilização de Copos – Aprenda a fazer a sua! .

Há um tempo atrás eu encontrei uma solução muito interessante para reaproveitar os copinhos de vidro de geléia vazios que eu tinha em casa. Dessa maneira desenvolvi um copo para velas que fica lindo como uma pequena luminária. As miçangas de vidro dão um efeito muito bonito quando a vela está acessa, a luz reflete nas cores das miçangas. Ele é bem fácil de fazer, demora uns dois dias para secar completamente.

Materiais:
  • Um copinho de vidro bem limpo
  • Cola branca
  • Miçangas de vidro na cor que desejar, e transparente (a miçanga transparente reflete mais luz do que as outras)
Passe bastante cola em uma área do copinho, não nele todo. Misture na mesma proporção as miçangas coloridas e tranparentes e aplique na área com cola. Parece que as miçangas são coladas uma a uma, mas não são. Aplique aos poucos, é um processo bem rápido.
A cola branca conforme vai secando, vai ficando transparente, dessa maneira você poderá ver as áreas que faltam miçangas. Portante deixe secar um pouco. Passe cola nas áreas sem miçangas e aplique-as. Faça isso em toda área do copinho e espere secar um pouco.
Por último passe uma camada generosa de cola em todo copinho. As miçangas deverão estar fixadas e firmes. Esse acabamento serve como um verniz, espalhe a cola com as mãos para que ela entre em todos os buraquinhos. Depois disse, deixe secar. O trabalho estará totalmente seco quando a cola não estiver em nenhuma região, branca.
Espero que tenham gostado.

Por:  Mariana Paoliello Marques

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Aprenda a fazer uma luminária com capinhas de CDs velhos

 

Você tem um monte de caixinhas de CD juntando poeira na sua prateleira? Que tal transformá-las numa luminária bem descolada? Olha só que legal o tutorial que encontramos no site http://inhabitat.com:

Aprendendo a fazer uma luminária caseira com capinhas de CD

 

Materiais:

- 12 caixinhas de CD;
- Soquete de lâmpada com fio;
- 1 lâmpada fluorescente;
- 24 prendedores de papel médios;
- 24 parafusos e porcas grandes;
- Chave de fenda.

Instruções:

1. Comece juntando duas caixinhas de CD. Para fazer isso, abra cada caixinha sobre a mesa, em pé. Em seguida, junte a frente (capa) de uma com a parte de trás (verso) da outra, deixando as duas bem próximas. Para finalizar, é só fixar dois pregadores de papel nas extremidades.
2. Repita o processo com as outras caixinhas, sempre unindo o verso de uma com a parte da frente da outra.
3. Para manter tudo no lugar, nós vamos parafusar os prendedores. Junte as extremidades de dois prendedores de papel e una-os com um parafuso e uma porca. Repita o processo com todos os prendedores.
4. Você vai fazer os passos de 1 a 3 em todas as caixinhas.



5. Por fim, una a primeira caixinha com a última, tomando cuidado para que se forme um círculo no centro.
6. Coloque o soquete com a lâmpada no espaço que ficou no centro. Pronto! Agora é só acender e curtir a sua luminária feita em casa!

Se você preferir, pode assistir ao vídeo completo (em inglês) apresentado pela própria autora do projeto, Tiffany Threadgould, clicando aqui.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O Custo Ambiental da Copa de 2014

Pegada de carbono da Copa de 2014 deve atingir 14 milhões de toneladas
Estudo diz que evento, junto com as construções e projetos de transporte, seriam responsáveis por 0,8% das emissões anuais totais do Brasil
As emissões de gases do efeito estufa da Copa do Mundo de 2014 e dos preparativos para a realização do torneio no Brasil irão atingir 14 milhões de toneladas, aproximadamente 0,8 por cento das emissões anuais do país, segundo projeção de uma consultoria.
A Personal CO 2 Zero, sediada em São Paulo, estimou que novas construções e projetos de transporte sendo executados nas preparações para o segundo maior evento esportivo do mundo podem acrescentar 11,1 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente.
As emissões durante o evento somaria 3,01 milhões de toneladas de CO 2 , principalmente associadas às viagens aéreas e terrestres entre as 12 cidades anfitriãs das partidas, de acordo com o estudo.
O Brasil, que também irá sediar a Olimpíada de 2016 no Rio de Janeiro, está investindo pesado para expandir aeroportos e a infraestrutura de transporte, em uma tentativa de aliviar o congestionamento crônico nas maiores cidades.
A CO 2 Zero disse que a Fifa precisaria gastar em torno de 15 milhões de dólares para compensar as emissões produzidas apenas durante o campeonato, através de compras de créditos de carbono no mercado.
Se a conta incluísse a construção dos estádios, a quantia a ser gasta para as compensações subiria para 18,5 milhões de dólares.
Em junho, a Fifa apresentou no Rio de Janeiro um projeto de sustentabilidade para a Copa do Mundo no Brasil que incluía a intenção de neutralizar as emissões do evento.
A entidade disse que gastaria em torno de 20 milhões de dólares no projeto, mas não especificou quanto usaria para comprar as compensações ou como as faria.
As emissões de gases do efeito estufa da Copa do Mundo de 2010 foram estimadas em 2,75 milhões de toneladas em um estudo financiado pelos governos da Noruega e da África do Sul , o país anfitrião do Mundial.
O número não considerou as emissões do igualmente grande número de projetos de infraestrutura executados no país africano.
Reuters

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Eu Quero uma Educação de Qualidade

Eu quero uma educação de qualidade. Nós somos todos diferentes, mas precisamos viver juntos. E aprender a como fazer isso. Crescimento sustentável não é apenas crescimento. Precisamos preservar os recursos naturais, não lutar por causa deles. Parar com o desperdício e compartilhar justiça. E só existe um caminho para atingirmos tudo isso: a educação.

Eu quero um futuro verde e azul.E você?

 
  
#EuQueroUmaEducaçãoDeQualidade 

Realização: UNESCO

terça-feira, 11 de setembro de 2012

A Lista dos 10 piores alimentos para o ser humano .




Recebi um email sobre “Os 10 piores alimentos para o Ser Humano” e concordei com tudo o que foi escrito, mas fiquei pensando, como as pessoas que não tem o conhecimento das trocas que se pode fazer a favor de uma alimentação mais saudável, agiriam, provavelmente com pessimismo e com a famosa frase: “Ah se eu for pensar nisso não como mais nada”.
Mas não se deixe contaminar pelo pessimismo, criei dicas bem fáceis e criativas para você transformar estes alimentos em versões mais saudáveis e saborosas.Conheça o abaixo a lista feita pela nutricionista Michel Schoffro Cook e “soluções” para transforma-los.

10º lugar: Sorvete.

Apesar de existirem versões mais saudáveis que os tradicionais sorvetes industrializados, esse alimento geralmente possui altos níveis de açúcar e gorduras trans, além de corantes e de saborizantes artificiais, muitos dos quais possuem neurotoxinas – substâncias químicas que podem causar danos no cérebro e no sistema nervoso.
Solução: Pois bem, que tal um delicioso sorvete caseiro feito de inhame? Isso mesmo Inhame, dá a consistência perfeita, a liga, não tem sabor, portanto se harmoniza muito facilmente. Além disso, tem grandes propriedades nutricionais. Vale a pena experimentar, é muito fácil de fazer!
Sorvete de Inhame, ingredientes:
  • 500gr de inhame cozido e descascado
  • 02 latas de leite condensado
  • 01 garrafinha de creme de leite fresco
  • 01 colher de chá de baunilha
  • Modo de Preparar:
  • Bater tudo no liquidificador, a base do sorvete está pronta.
Colocando o sabor:
Baunilha: Acrescente no liquidificador 1 colher de café de baunilha
Chocolate: Acrescente no liquidificador 2 colheres de sopa de cacau em pó. Se quiser fazer o gênero Chocolate Chique, coloque amêndoas picadinhas , nozes, pedacinhos de chocolate amargo, ou o que preferir.
Frutas: acrescente à mistura do liquidificador 1 copo do suco da fruta de sua preferência.

9º lugar: Salgadinho de milho

Desde o surgimento dos alimentos transgênicos, a maior parte do milho que comemos é um “Frankenfood”, ou “comida Frankenstein”. Ela aponta que esse alimento pode causar flutuação dos níveis de açúcar no sangue, levando a mudanças no humor ganho de peso e irritabilidade, entre outros sintomas. Além disso, a maior parte desses salgadinhos é frita em óleo, que vira ranço e está ligado a processos inflamatórios.
Solução: É verdade o milho está quase todo transgênico, mas ainda temos a pipoca orgânica. Promova uma deliciosa rodada de pipoca de verdade, aquela da panela que faz barulho e convide a criançada para participar. Garanto que os salgadinhos serão esquecidos, pois o cheirinho e o carinho são muito mais irresistíveis.

8º lugar: Pizza

Nem todas as pizzas são ruins para a saúde, mas a maioria das que são vendidas congeladas em supermercados está cheia de condicionadores de massa artificiais e conservantes. Feitas com farinha branca, essas pizzas são absorvidas pelo organismo e transformadas em açúcar puro, causando aumento de peso e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue.
Solução: Ah também tenha dó pizza congelada,ninguém merece. Peça uma quentinha na pizzaria mais próxima (é menos prejudicial e bem mais gostosa) ou faça a sua própria massa e chame todo mundo para colocar o recheio favorito.
Aproveite e desvende novos sabores, tenha várias cumbucas com ingredientes diferentes: mussarela ralada, azeitonas pretas picadas, alho poro refogado, cogumelos no azeite, muito tomate orgânico temperado, folhinhas de rúcula e manjericão, ricota temperada, mussarela de búfala, e tudo o mais que a sua imaginação for capaz de criar. Aproveite e faça umas doces também: bananas ou maçãs cozidas com açúcar e canela, brigadeiro, goiabada e queijo branco.

7º lugar: Batatas fritas

Contêm não apenas gorduras trans, que já foram relacionadas a uma longa lista de doenças, mas também uma das mais potentes substâncias cancerígenas presentes em alimentos: a acrilamida, que é formada quando batatas brancas são aquecidas em altas temperaturas.
Além disso, a maioria dos óleos utilizados para fritar as batatas se torna rançosa na presença do oxigênio ou em altas temperaturas, gerando alimentos que podem causar inflamações no corpo e agravar problemas cardíacos, câncer e artrite.
Solução: Começo a pensar que o problema maior não são os industrializados, e sim os hábitos das famílias. Já que as crianças amam batatas fritas porque não usar batatas orgânicas fritas em óleo de girassol, feitas em casa lógico?
Conhecem as falsas batatas fritas? Aí vai a receita: Cozinhar ligeiramente as batatas cortadas em cubinhos, escorrer, salpicar sal marinho e jogá-las em óleo bem quente apenas para dourar. Pode ser feito com mandioquinha e mandioca também. É fritura, sim, mas bem menos perversa.

6º lugar: Salgadinhos de batata

Além de causarem todos os danos das batatas fritas comuns e não trazerem nenhum benefício nutricional, esses salgadinhos contêm níveis mais altos de acrilamida, que também é cancerígena.
Solução: O conselho do 5º lugar aqui também é válido.

5º lugar: Bacon

O consumo diário de carnes processadas, como bacon, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Um estudo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, descobriu ainda que comer 14 porções de bacon por mês pode danificar a função pulmonar e aumentar o risco de doenças ligadas ao órgão.

4º lugar: Cachorro-quente

Michelle cita um estudo da Universidade do Havaí, também nos EUA, que mostrou que o consumo de cachorros-quentes e outras carnes processadas pode aumentar o risco de câncer de pâncreas em 67%. Um ingrediente encontrado tanto no cachorro-quente quanto no bacon é o nitrito de sódio, uma substância cancerígena relacionada a doenças como leucemia em crianças e tumores cerebrais em bebês. Outros estudos apontam que a substância pode desencadear câncer colorretal.
Solução para o 5º e 4º lugares: As carnes em geral são repletas de promotores de crescimento, às processadas ainda se acrescentam os aditivos químicos. Troque tudo isso por um lindo pão caseiro feito com linhaça e gergelim, aberto ao meio, coloque um ovo caipira frito na manteiga, rodelas de tomate temperado com azeite extra virgem, sal marinho e orégano. Acrescente fatias de mussarela ou queijo branco. Leve ao forno para derreter o queijo. Depois de tirar do forno acrescente 1 ou 2 folhas de alface. Coloque num prato bem bonito. Duvido que alguém reclame. Não gosta de ovo? Faça só com queijo.

3º lugar: Donuts (rosquinhas fritas)

Entre 35% e 40% da composição dos donuts é de gorduras trans – o pior tipo de gordura que você pode ingerir. Essas substâncias estão relacionadas a doenças cardíacas e cerebrais, além de câncer. Para completar, esses alimentos são repletos de açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares, e contêm, em média, 300 calorias cada.
Solução: Um bolo caseiro substitui muito bem essas rosquinhas horrorosas, puro açúcar. Temos como opção um bolo de chocolate, preferência nacional, mas pode ser de fubá, cenoura, laranja, baunilha.

2º lugar: Refrigerante

De acordo com uma pesquisa do Dr. Joseph Mercola (www.mercola.com), uma lata de refrigerante possui em média 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 55 mg de cafeína, além de estar repleta de corantes artificiais e sulfitos. Além disso, essa bebida é extremamente ácida, sendo necessários 30 copos de água para neutralizar essa acidez, que pode ser muito perigosa para os rins. Para completar, os ossos funcionam como uma reserva de minerais, como o cálcio, que são despejados no sangue para ajudar a neutralizar a acidez causada pelo refrigerante, enfraquecendo os ossos e podendo levar a doenças como osteoporose, obesidade, cáries e doenças cardíacas.

1º lugar: Refrigerante Diet

É o pior alimento de todos os tempos. Além de possuir todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, que agora é chamado de AminoSweet. De acordo com uma pesquisa de Lynne Melcombe, essa substância está relacionada a uma lista de doenças, como ataques de ansiedade, compulsão alimentar e por açúcar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, perda auditiva, palpitações cardíacas, hiperatividade, insônia, dor nas articulações, dificuldade de aprendizagem, TPM, cãibras musculares, problemas reprodutivos e até mesmo a morte. Os efeitos do aspartame podem ser confundidos com a doença de Alzheimer, síndrome de fadiga crônica, epilepsia, vírus de Epstein-Barr, doença de Huntington, hipotireoidismo, doença de Lou Gehrig, síndrome de Lyme, doença de Ménière, esclerose múltipla, e pós-pólio.
Solução para o 2º e 1º lugares: Sucos, sucos e sucos de frutas. Vitaminas com leite e frutas, banana e chocolate. Deixe seu filho conhecer novos sabores, ofereça, coloque em copos e jarras chamativos, canudos, guardanapos engraçados, mesas enfeitadas. Pense bem, as propagandas e as embalagens são muito mais gostosas que a bebida ou a comida em si, será que não está faltando charme em sua mesa? Será que o belo não está sendo esquecido em função da praticidade? Comemos primeiro pelos olhos, sempre. Capricho, carinho e atenção são os melhores condimentos.
Lembrando: a Natureza cobra, e somos parte dela, nossa natureza é um alimento puro, vivo, com a energia do carinho na escolha, na preparação e no servir.Reveja seus valores nutricionais, converse com seu filho sobre os problemas causados pelo alimento no Ser Humano e no Meio Ambiente. Vale dedicar um pouco mais de tempo para o alimento, o resultado aparece na Saúde e na Consciência.

Fonte: Coletivo Verde
Fotos: Michael Boone | Sugar Stacks

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Animação mostra em 60 segundos como atitudes simples podem fazer a diferença

Temos o prazer de divulgar o trabalho de um grande desenhista, cartunista, ilustrador, e por aí vai, que se preocupa com os assuntos sobre sustentabilidade.  
Marlon Tenório nasceu em Alagoas e hoje mora no Rio de Janeiro. Fez Especialização em Computação Gráfica 3D e Graduação em Desenho Industrial (programação visual).

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Eu Quero uma Sociedade Sustentável

Eu quero uma sociedade sustentável que consegue construir, sem destruir. Que trabalha para as pessoas e para a natureza. Que pensa no próximo e nos próximos séculos. 
Sustentabilidade não é algo técnico, mas humano. Que precisa de soluções humanas. 
Uma sociedade sustentável deve celebrar culturas que incluam, não excluam. Aberta ao diálogo. Entre as pessoas e principalmente entre as nações. 
Eu quero um futuro verde e azul. E você?

 

#Euqueroumasociedadesustentável


Realização: UNESCO

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Apenas 766 municípios brasileiros fazem coleta seletiva de lixo



Pesquisa de organização governamental mostra que apesar do número baixo, há crescimento significativo das cidades usando coleta seletiva

 Dos mais de 5.500 municípios brasileiros, apenas 766 realizam coleta seletiva de lixo. A conclusão é da pesquisa Ciclosoft 2012, desenvolvida pelo Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), apresentada no seminário "Politica Nacional de Resíduos Sólidos - A Lei na Prática", no Rio de Janeiro.

O levantamento considera que o município realiza coleta seletiva quando pelo menos 10% da população faz a seleção do lixo e existe um trabalho de reciclagem, porta a porta ou por cooperativa.
Também é necessário que exista uma pessoa na prefeitura que responda pelo programa de reciclagem e que a ação tenha continuidade.

Apesar do baixo índice em relação ao total do país, o diretor-executivo do Cempre, André Vilhena, destacou o crescimento do número de municípios que fazem coleta seletiva, após a publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, em 2010. Naquele ano, apenas 443 municípios faziam coleta seletiva.

O crescimento nos últimos dois anos é maior do que na comparação entre 2010 e 2008, quando 405 municípios foram identificados como promotores de ações de coleta seletiva. "Tivemos um salto no envolvimento das prefeituras nas regiões Sudeste e Sul. Isso mostra que a lei começa a pegar na prática", disse Vilhena.

O envolvimento das prefeituras e das empresas com a reciclagem do lixo foi destacada pelo secretário de recursos hídricos e ambiente urbano do Ministério do Meio Ambiente, Pedro Wilson. "Estamos percebendo um humor positivo da população em relação às políticas de resíduos sólidos", disse.

Segundo ele, as pessoas acreditam que seja importante o compromisso empresarial com o desenvolvimento sustentável.

Fonte: Valor Online

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

e se...


...A água potável acabar?
 
As teorias mais pessimistas dizem que a água potável deve acabar logo, em 2050. Nesse ano, ninguém mais tomará banho todo dia. Chuveiro com água só duas vezes por semana. Se alguém exceder 55 litros de consumo (metade do que a ONU recomenda), seu abastecimento será interrompido

Nos mercados, não haveria carne, pois, se não há água para você, imagine para o gado. Gastam-se 43 mil litros de água para produzir 1 kg de carne. Mas não é só ela que faltará. A Região Centro-Oeste do Brasil, maior produtor de grãos da América Latina em 2012, não conseguiria manter a produção. Afinal, no País, a agricultura e a agropecuária são, hoje, as maiores consumidoras de água, com mais de 70% do uso. Faltariam arroz, feijão, soja, milho e outros grãos.

A vida nas metrópoles será mais difícil. Só a Grande São Paulo consome atualmente 80,5 bilhões de litros por mês. A água que abastece a região virá de Santos, uma das grandes cidades do litoral que passarão a investir em dessalinização. O problema é que para obter 1 litro de água dessalinizada são necessários 4 litros de água do mar, a um custo de até US$ 0,90 o m³, segundo a International Desalination Association. Só São Paulo gastaria quase R$ 140 milhões em dessalinização por mês. Como resultado, a água custaria muito mais do que os R$ 3 por m³ de hoje.

Mas há quem não concorde com esse cenário caótico. "A água só acaba se você acabar com o ciclo dela", diz Antônio Félix Domingues, da Agência Nacional de Águas. "Tudo é questão de custo. Com dinheiro, você pode tornar até sua urina potável." Mas, se ela acabasse, a água seria um bem disputado, motivo de guerras e de exclusão social. "Poucas pessoas teriam acesso, provavelmente as mais abastadas. A água poderia virar um elemento segregador", diz Glauco Freitas, coordenador do Programa Água para a Vida, da ONG WWF-Brasil.

GUERRAS AQUÁTICAS
Em 2050, a falta d'água ditaria a política e o cotidiano

ÚLTIMA GELEIRA
Em 2012, a estimativa é que 68,7% da água potável disponível está em calotas polares ou geleiras. Sim, o aquecimento global facilitou o acesso a essa água. O degelo já originou rios na Índia e no Nepal, por exemplo. Mas em 2050 quase toda essa água, possivelmente, já terá virado vapor. As últimas geleiras seriam alvos de cobiça. E, para não ter que extrair água delas, uma das soluções seria...

SECAR O AR
Grandes coletores de ar, que condensam a água na atmosfera, já existem e foram testados em desertos na Índia, por exemplo. No entanto, eles teriam que ser instalados longe dos grandes centros, pois os efeitos colaterais são graves: em grande escala, causam de problemas pulmonares a desertificação.

BEBENDO URINA
Na Estação Espacial Internacional, desde 2008 astronautas bebem água graças a um equipamento que recicla suor e urina. Em 2050, todas as casas teriam água de reúso para cozinhar e beber. A tecnologia de purificar líquidos de esgoto também deverá ser popular.

OÁSIS ALIENÍGENA
Potências espaciais como Estados Unidos, Rússia, Índia, Paquistão e China, além de empresas privadas, deverão iniciar uma nova corrida espacial. O objetivo seria buscar água em asteroides e nas calotas polares de Marte, onde haveria mais água que no solo da Lua.

POTÊNCIAS AQUÍFERAS
Quem investir antes em dessalinização largará na frente. Hoje, na Arábia Saudita, por exemplo, 70% da água é dessalinizada. Nações sul-americanas como o Brasil também serão importantes por causa do aquífero Guarani, maior fonte de água subterrânea do mundo, que fica sob nossos pés.

MAR MORTO
Se a dessalinização é o recurso mais viável para obter água doce, ela também gera um grande impacto ambiental. Além do gasto de energia, a dessalinização ameaça a vida marítima nas regiões costeiras, segundo a ONG WWF. O mar vai ficar sem sal - com o perdão do trocadilho.



Fonte: Planeta Sustentável
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...