O Blog Ecológico Lógico gostou da iniciativa das árvores ecológicas de Nossa Senhora das Dores- clique aqui para ver as fotos- e quis saber mais a respeito, fomos atrás dos responsáveis por essa iniciativa maravilhosa e fizemos uma entrevista com a Secretária Joelma Rolemberg titular da pasta da Cultura e Turismo do município, que foi a grande responsável por essa iniciativa, juntamente com o diretor Cley Rui. Veja abaixo a entrevista que Joelma Rolemberg concedeu ao Blog Ecológico Lógico:
E.L.: Quem teve a ideia/a iniciativa das árvores ecológicas?
E.L.: Quem teve a ideia/a iniciativa das árvores ecológicas?
Joelma: A gente que faz parte da Secretaria da Cultura, o grupo todo, juntamente com o diretor Cley Rui.
E.L.: É o primeiro ano das árvores ecológicas na cidade?
Joelma: Sim, é o primeiro ano que fizemos as árvores ecológicas.
E.L.: Quantas árvores foram montadas?
Joelma: Foram montadas seis árvores, sendo: uma na entrada da cidade, uma no centro(calçadão), uma na praça da Igreja Matriz, uma na Igreja São Cristovão, uma na praça 15 de Novembro(no pau-que-chora) e uma na praça do jacaré. São duas de CD’s e as outras quatro de garrafas PET.
E.L.: Qual o objetivo/ a finalidade de montar essas árvores ecológicas no município?
Joelma: O Meio Ambiente, conscientizar a população Dorense a reciclar e reutilizar materiais que iriam pro lixo.
E.L.: Quantas garrafas foram necessárias?
Joelma: Aproximadamente 4.000 garrafas.
E.L.: Quantos metros tem as árvores?
Joelma: Duas de seis metros e quatro de quatro metros, a tendência é no próximo ano faze-las maior, a nossa intenção é a cada ano aumentar.
E.L.: Teve a ajuda ou o apoio da população Dorense?
Joelma: Tivemos totalmente a ajuda e o apoio da população, a nossa sorte foram eles, fizemos uma campanha, onde mandamos panfletos para todas as escolas e secretarias, para arrecadar garrafas Pet... Como a nossa equipe é pequena tivemos ajuda dos alunos das escolas: José Figueiredo, Hozana Azevedo e Arnaldo Rolemberg Garcez para a confecção das árvores. Foi uma campanha muito boa, pensamos até que não iria dar certo, mas graças a Deus deu certo e as escolas, secretarias e até a igreja colaboraram com a gente, foi um trabalho muito bom.
E.L.: Assim que passar o natal qual será o destino dessas garrafas?
Joelma: A nossa intenção é guarda-las, para aproveita-las nos próximos eventos, por exemplo: a Micarense e São João... O nosso objetivo é reutiliza-las, só se não tiver um lugar adequado para guarda-las, que não pode deixar em qualquer lugar, como foram muitas garrafas, se caso não encontrarmos um lugar apropriado iremos doar para pessoas que trabalham com a reciclagem desses materiais.
E.L.: Existe algum ponto de reciclagem na cidade?
Joelma: Não, infelizmente não, estamos buscando formas, para trazer esse trabalho para a nossa cidade.
E.L.: A aceitação da população foi obtida?
Joelma: As árvores ecológicas foram bem aceitas pela população Dorense, muita gente parabenizando... Quem entende parabeniza e dá valor, quem não entende critica, como foi o caso de uma professora que criticou as árvores, ela disse que o prefeito fez isso para não gastar dinheiro, para economizar... Só que a gente concluiu que confeccionar essas árvores saiu mais caro do que comprar uma árvore de natal já pronta! Agradeço a todos que colaboraram: as escolas, igrejas, a comunidade em geral e ao blog ecológico lógico por essa iniciativa.
O Blog Ecológico Lógico Agradece a:
Joelma Rolemberg
Secretaria de Cultura e Turismo
Prefeitura Municipal de Nossa Senhora das Dores
Parabéns pela entrevista, estava realmente querendo saber mais sobre as arvores ecologicas da nossa cidade!
ResponderExcluirObrigado, Fico Feliz em saber que gostou!!!!
ExcluirMUITO BOM...
ResponderExcluir