Faça doações
Troque os seus presentes em benefício de ONGs e entidades de ação social. Avise aos convidados que, em vez de lembranças para você, eles devem depositar o valor correspondente na conta da entidade.
Doação em dinheiro é sempre melhor
Porque evita o consumo desnecessário, evita que as pessoas usem o carro para ir às compras e ainda oferece à entidade a chance de comprar o que ela realmente precisa. Por exemplo, no verão, as pessoas podem doar ventiladores, lençóis, camisetas etc... mas o que realmente a entidade precisava era de telhas para cobrir um telhado quebrado nessa época de muita chuva...
Incentive o consumo consciente para seus filhos
Decida com eles quanto gastar, o que comprar e, juntos, discutam os impactos sociais e ambientais que vocês devem levar em conta na escolha do produto e da empresa que o produziu. Desse modo, a sua ida às compras com seus filhos se tornará uma oportunidade de ensiná-los que as escolhas têm impacto na saúde, no bolso e na natureza. Afinal, eles estão na fase inicial de compreensão do mundo e quanto mais cedo melhor para que eles comecem a usar os atos de compra como oportunidades de contribuir para a preservação do meio ambiente e a melhoria da sociedade tanto para eles próprios como para os filhos que eles virão a ter.
Leve seu filho às compras
Decida com eles quanto gastar, o que comprar e, juntos, discutir os fatores socioambientais que levaram a escolha do produto e da empresa fornecedora. Desse modo, com paciência, é possível ensinar à garotada que as escolhas têm impacto na saúde, no bolso e na natureza. Afinal, elas estão na fase inicial de compreensão do mundo e quanto mais cedo começarem a lidar com a responsabilidade de preservar o meio em que elas também vão criar seus filhos, tanto melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário