quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Fique por Dentro! \(*-*)/

Finning (pesca ilegal para obtenção exclusiva das nadadeiras dos tubarões). 

Milhões de tubarões são mortos todo ano para abastecer o lucrativo comércio mundial de nadadeiras de tubarão, do qual o Brasil e outros países participam.

As espécies de tubarões estão ameaçadas de extinção as populações de muitas espécies declinaram nos últimos anos.
Os pescadores capturam o tubarão, cortam fora suas nadadeiras e atiram o corpo de volta ao mar. A crueldade aumenta de proporção pelo fato de que o animal, muitas vezes, ainda está vivo, mas condenado a agonizar até morrer ou ser comido por outros peixes. 


De volta ao mar muitas vezes vivo o animal afunda para morrer sangrando ou para apodrecer no leito do mar. A pesca ilegal para obtenção exclusiva das nadadeiras dos tubarões, uma das mais cruéis perseguições realizadas pelo ser humano. As nadadeiras abastecem o mercado  chinês para produção de sopa de barbatana de tubarão, tradicional prato da culinária chinesa considerado afrodisíaco. Mais uma dentre as inúmeras aberrações predatórias e criminosas que vemos ao redor do mundo, especialmente no Oriente.

O finning é uma ação predatória insustentável e está ameaçando seriamente a sobrevivência das populações de tubarões.
As espécies de tubarões em nosso litoral já estão ameaçadas de extinção. A barbatana de tubarão tem alto valor no mercado internacional dependendo da espécie, a barbatana de tubarão é usada, geralmente, na preparação de sopas e medicamentos em países asiáticos. Se nada for feito, dezenas de espécies serão extintas.


A sociedade precisa entender que os tubarões exercem um papel crucial na manutenção da saúde e do equilíbrio da vida nos mares. Sem eles teremos um ambiente doente e frágil e os decorrentes desequilíbrios nos ecossistemas marinhos serão imprevisíveis e catastróficos para o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...