segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Eco Dicas- Consumo Consciente 1


Reduza os impactos e os desperdícios de suas festas
A Wedding Report, uma empresa de pesquisas sobre casamentos nos EUA, apontou que a indústria do casamento movimentou 60 bilhões de dólares em 2008, cada cerimônia custa em média US$ 22 mil. As despesas abrangem uma gama de bens e serviços – convites, presentes, refeições, produtos de papel, flores, anéis, viagens dos hóspedes, vestuário. Cada cerimônia provoca um impacto ambiental extraordinário, com enorme consumo de água, energia e recursos naturais. Só os convidados que viajam para o evento já aumentam a emissão de CO2. Se forem de avião, pior ainda.

Evite excessos no consumo
Segundo dados do “Estado do Mundo – 2010”, só os americanos, com 5% da população mundial, abocanham uma fatia de 32% do consumo global. Se todos vivessem como os americanos, o planeta só comportaria uma população de 1,4 bilhão de pessoas. Nossas classes A e B+ têm padrão de consumo semelhante.

Escolha fornecedores responsáveis também em seu lazer e suas festas
O setor de serviços de entretenimento, lazer e eventos registra muita informalidade e relações precárias de trabalho.

Só um exemplo: você já notou que há poucas grávidas trabalhando em festas e eventos?  Da recepção à limpeza?... Muitas empresas mantêm as pessoas que prestam serviços em festas, apesar da regularidade quase diária, com contratos precários, bicos ou free lancers. Como não há relações trabalhistas formais, a pessoa quando doente não recebe e, se ficar grávida, é demitida, o que é contra a lei.

Portanto prefira, bufês, clubes, serviços em geral que pratiquem de verdade a Responsabilidade Social, que muitas vezes alegam em suas propagandas. Ter responsabilidade social é respeitar as leis trabalhistas.

Não compre produtos piratas ou contrabandeados
Pagar menos por produtos piratas ou contrabandeados não compensa: você estará contribuindo com o crime organizado e com o consequente aumento da violência no seu bairro, na sua cidade, no seu país.

Dispense os pacotes para presente
No Natal, aniversário, Dia das Mães e outras comemorações sugira aos convidados que os presentes podem vir sem embrulhos enfeitados, que gastam um monte de papel, fita, laço e plástico. Pacotes de presente devem desaparecer na transição para a sociedade sustentável, comece a mudança na sua festa. Inicialmente pode até parecer estranho, mas será um bom exemplo. Quem sabe seus parentes e amigos não começam a fazer igual?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...