sexta-feira, 2 de setembro de 2011

UFS - I Colóquio sobre Desenvolvimento Territorial

Ontem, dia 01/09/2011 na Universidade Federal de Sergipe aconteceu o I Colóquio sobre Desenvolvimento Territorial, onde cerca de 100 pessoas estavam presentes nesse evento, que visava contribuir no aprofundamento do debate sobre o desenvolvimento territorial com ênfase sobre o meio rural, tendo como interesse construir propostas de intervenção no que se refere à constituição dos instrumentos que viabilizem as demandas dos territórios a partir das deliberações dos colegiados; um espaço de interação, reflexões e compartilhamentos de experiências nos territórios rurais foi inserido para que pudessemos contribuir em um debate positivo e que só veio a somar no conhecimento de cada um presente.

Mesa 1
A Mesa 1 ocorreu no turno matutino e foi composta da esquerda para à direita respectivamente:
Prof. Drº Olívio Alberto Teixeira - Representante da Universidade Federal de Sergipe
Drº Adailton dos Santos- Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário de Sergipe
Prof. Drº Eliano Sérgio Azevedo lopes - Coordenador
Palestrante Moisés Leandro da Silva- Assessor Técnico do Território do Agreste de Alagoas


Mesa 2
A Mesa 2 ocorreu no turno vespertino e foi composta da esquerda para à direita respectivamente:
Arlinda Santana Oliveira Sousa-Assessora Técnica do Colegiado Territorial do Sertão Ocidental/Sergipe
Prof. Drº José Eloízio da Costa - Representante da Universidade Federal de Sergipe
Prof. Msc. Marcelo Alves Mendes - Coordenador
Palestrante Iranildo Macário de Oliveira- Membro da Coordenação do Colegiado Territorial do Agreste de Alagoas.

O Evento:
Cada Palestrante teve  trinta minutos para expor as suas propostas e experiências, onde foi mostrada a identidade do projeto: Definido como ambiente de articulação dos colegiados sobre o desenvolvimento territorial do agreste; os avanços: Começaram com dois territórios o do Alto Sertão que foi o primeiro e com forte identidade e o Sertão Ocidental que tem ganhado espaço com o passar dos anos; os desafios: Estabelecer/melhorar o diálogo entre SC e PP, ampliar o método da discussão colegiada, gestão participativa e continuidade e sustentabilidade.
O Projeto quer ampliar os territórios participantes e pretende em 2012 a cidade de NOSSA SENHORA DAS DORES e até 2013 chegar a todos os municípios do estado.
O Território do Agreste tem seis anos de existência e tem investido cinco milhões de reais...
"A agricultura familiar está em ascenção" diz Olívio.
"As pessoas estão deixando de produzir e passam a viver do campo/pasto eles alugam o terreno por cabeça de gado, é mais viável" diz Iranildo.
“A criação desses projetos é de interesse popular, mas que atenda com a lógica capital, é importante a participação do povo, mas é de extrema importância a participação e colaboração do poder publico, pois sem a participação do P.P. não iremos longe” diz Moisés.
Muitos outros assuntos relacionados com o desenvolvimento territorial foram colocados no debate do evento que tinha como objetivo compartilhar experiências, que serviu como um marco inaugural de um processo em andamento e que certamente terão maiores desafios a serem enfrentados no futuro.

Por: Claudson Santana

Um comentário:

  1. Amei o Evento, foi muito bom conhecer mais sobre o desenvolvimento territorial,valia como evento de extensão de 8 horas só não gostei por não ter ganhado o livro, pois sortearam 20 livros, mais foi muito bom o evento! Parabéns aos organizadores...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...