segunda-feira, 21 de novembro de 2011

África – O Rico Continente Pobre

Há séculos explorada pelas potências mundiais, a África é o continente menos desenvolvido do planeta, apesar de possuir enormes riquezas minerais e energéticas.

A situação vem se tornando cada vez mais comum em países como Angola, Nigéria, República Democrática do Congo (RDC) e Sudão: a presença de operários chineses nos diversos canteiros de obra espalhados por essas nações africanas. Desde o inicio do século, quando o governo de Pequim passou a investir maciçamente na África, pelo menos meio milhão de chineses já desembarcaram no continente. Além de expandir a precária infraestrutura local, eles ajudam a extrair petróleo e outras matérias-primas de que a China necessita para sustentar o crescimento de sua economia. Não é de hoje que o mundo está de olho nas riquezas africanas.

Desde o século XV, quando os europeus iniciaram a ocupação da África, o continente vem sendo ilhado. Afinal, lá estão 75% do cobalto, dois terços dos diamantes, mais da metade do ouro e um terço do urânio de todo o planeta. Estima-se que possam ser extraídos no continente africano 125 bilhões de barris de petróleo, o que representa cerca de 10% das reservas mundiais.

O fato dessa riqueza ainda não ter sido usada para acabar com a miséria e elevar o padrão de vida da população é um dos componentes mais cruéis da tragédia africana. Para agravar a situação, os recursos naturais africanos são alvos de disputas entre milícias rebeldes e governos frágeis com interesses frequentes de empresas de fora, ajudando a fomentar diversos conflitos no continente.

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Fico Feliz que gostou Kathleen...fique a vontade pra comentar,perguntar, opinar etc. Ficarei feliz em te responder e ajudar!!! Abraço

      Excluir
  2. Legal Claudson, mas você deveria postar que este texto foi extraido do livro Atualidades Vestibular 2010 da editora Abril, assim as pessoas interessadas podem procurar nas Bibliotecas públicas ou das escolas e ter acesso ao conteúdo completo que é muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Ñ gostei muito ,pq não foi muito explicativo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...