quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Curiosidades


Nome comum: Tubarão-branco 

Nome científico: Carcharodon carcharias

Habitat: Vivem sobre as zonas costeiras de todos os oceanos, plataforma continental, perto das costas, onde a água é menos profunda.


Curiosidade: O tubarão-branco é o maior dos peixes carnívoros e um dos animais mais poderosos dos oceanos, o comprimento mais frequente entre os tubarões adultos é de cinco a sete metros(sendo as fêmeas maiores do que os machos), Os tubarões brancos diferem muito do que popularmente se lhes chama, máquinas de matar, segundo a (lenda urbana), Apesar de se ter criado uma lenda urbana, os ataques de tubarões contra seres humanos são bastante raros, o tubarão não ataca a vítima com intenção de comê-la no ataque, mas porque a considera uma intrusa na sua atividade diária e vê-a como uma ameaça em potencial. Por isso, a mordida e posterior retirada do tubarão nada mais seria do que uma desproporcionada advertência. O animal sente-se confuso ante algo que nunca tinha visto antes e não sabe se é comestível ou não. Portanto, o fugaz ataque é uma espécie de "mordida-prova" com a intenção de descobrir se pode ou não alimentar-se desse novo elemento, no futuro. O possível sabor desagradável e complicações digestivas posteriores farão com que o tubarão não volte a caçar humanos, após esta experiência.

Um comentário:

  1. A descrição técnica do Tubarão-branco está correcta mas desvaloriza o terror que este animal semeia entre os banhistas e amantes dos desportos náuticos. O Tubarão-branco é um animal perigosíssimo por viver muito sozinho e se aventurar por águas que lhe são estranhas. Os ataques inesperados deste tubarão conferem-lhe muito justamente o título de assassino dos mares.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...