segunda-feira, 2 de abril de 2012

Eco Dicas- Resíduos 1


Separe as garrafas PET para reciclagem
Entregar as garrafas PET para reciclagem reduz lixo e gera empregos no país. O Brasil joga fora metade das garrafas, e nossas indústrias importam PET.

Lojas de celular recebem baterias velhas para reciclagem
Quase 180 milhões de baterias de celular são descartadas todos os anos no Brasil. São 11 mil toneladas de lixo tóxico que deveria ser reciclado. Portanto entregue a bateria velha na loja.

Baterias piratas têm mais mercúrio
Baterias piratas para celular duram menos e podem conter dez vezes mais mercúrio que as baterias vendidas legalmente no Brasil. O mercúrio é um dos metais mais tóxicos que existem e ataca gravemente o sistema nervoso. Evitar as piratas é bom para o seu bolso e mais ainda para sua saúde e a do planeta, já que 60% do lixo brasileiro vão para lixões onde o mercúrio destas pilhas vai poluir o solo e o lençol de água.

Prefira produtos não embalados e sem isopor
Embalagens tipo “caixinha-dentro-de-saquinho-dentro-da-sacola-e-do-sacolão” geram muito lixo.

Leve sacola retornável ao fazer compras
Saco plástico chega a 40% das embalagens jogadas no lixo e leva até 400 anos para se decompor.

2 comentários:

  1. Amigo gostei muito dessa matéria muito boa mesmo! parabéns! agora quero saber o que faço com peças queimadas de computador, por exemplo: 1 placa mãe e 1 placa de vídeo acho que não posso jogar no lixo comum de casa, se dar pra reciclar ou não por favor o que devo fazer? se possível, quero resposta. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado tontonha por sua participação aqui no blog!

      O certo não é jogar no cesto comum e deixar que o caminhão carregue o material para o lixão. Nem juntar aos vidros e plásticos e deixar que quem faz a coleta seletiva separe. O certo é levar esses chamados resíduos tecnológicos a um posto de coleta.

      Aqui no Blog terá uma matéria sobre esse assunto em breve Tontonha no dia 16/04, que irá esclarecer sobre o lixo tecnológico!!!Ok? Qualquer dúvida é só perguntar, será um prazer te ajudar!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...