segunda-feira, 30 de julho de 2012

ESPECIAL EXTINTO - DINOSSAUROS

Antarctossauro




O antarctossauro foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu durante o período Cretáceo no continente que atualmente é a América do Sul. Era um animal gigantesco, mesmo para os padrões de um dinossauro. Muitos detalhes sobre a espécie são desconhecidos, pois não há um esqueleto completo.
Antarctossauro não se refere ao continente antártico, pois os restos deste dinossauro foram primeiramente encontrados na Argentina, mas é um nome que deriva das mesmas palavras do grego antigo: αντι-, anti- que significa 'em oposto ao', αρκτός, arktos que significa 'norte' e σαυρος, sauros, que significa 'lagarto'. Portando, antarctossauro é um nome genérico que se refere à natureza reptiliana do animal e a sua localização geográfica em um continente do sul. A existência de restos deste dinossauro foi mencionada pela primeira vez em uma mídia impressa em 1916. Contudo, foi somente em 1929 que o paleontologista Friedrich von Huene publicou uma descrição completa deles.
O antarctossauro foi um imenso quadrúpede herbívoro, com um longo pescoço e cauda. Como um esqueleto completo não existe, e comprimentos de cauda variam muito entre saurópodes, é difícil determinar o tamanho verdadeiro da espécie. Estima-se que ele media algo entre 18 e 30 metros de comprimento, com no mínimo 6 metros de altura e peso entre 35 e 60 toneladas, sendo um dos maiores animais terrestres já conhecidos. Somente possuia dentes na parte frontal, o que era útil para retirar a matéria vegetal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...